Cidadania

Avaliação de impactos dos programas sociais é tema de curso oferecido pelo Ministério da Cidadania

O Ministério da Cidadania está com inscrições abertas para o curso Introdução à Avaliação de Impacto para Programas Sociais. Apesar de ser livre para toda a população, o público-alvo são gestores e técnicos. Os interessados devem acessar a área do Portal de Educação a Distância e se cadastrar. O prazo para se inscrever termina em 20 de junho.

O curso de 40 horas está dividido em três módulos – uso e produção de evidências no contexto dos programas sociais, noções introdutórias de avaliação de impacto e aspectos práticos do desenho de avaliações de impacto: amostragem e poder estatístico. A qualificação intercala o conteúdo teórico com exercícios e materiais audiovisuais.

O curso atende a uma demanda dos gestores estaduais sobre como fazer pesquisas de avaliação de impacto das políticas sociais. A missão institucional não é fazer somente avaliação, mas fomentar uma cultura de avaliação de políticas. Ela gera um banco de políticas baseadas em evidências. Uma política precisa transformar a vida das pessoas, efetivamente mudar alguma coisa na realidade local. E isso só se consegue aferir por meio do impacto.

Plataforma – Cursos nas áreas de compras públicas da agricultura familiar, planejamento e orçamento governamental, controle social, além dos principais programas e ações do Ministério da Cidadania também estão disponíveis no Portal de Educação a Distância. O objetivo do portal é apoiar a capacitação dos gestores de uma forma mais flexível. Eles conseguem escolher os cursos e quando o farão. Acredita-se que a educação a distância tem uma maior comodidade, porque permite às pessoas ajustarem os conteúdos ao seu horário de trabalho.

O conteúdo da capacitação foi desenvolvido em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Laboratório de Ação contra a Pobreza Abdul Latif Jameel – América Latina e Caribe (J-PAL LAC) e adaptado pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi).

FONTE: MDS – Secretaria Especial do Desenvolvimento Social

Mais em Cidadania

Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Câmara Municipal de São João Do Soter

CâMARA MUNICIPAL DE SãO JOãO DO SOTER

Endereço: RUA GRANDE, 2026, CENTRO \ CENTRO \ SÃO JOÃO DO SÓTER - MA \ CEP: 65615000

Horário de atendimento: 08:00 às 14:00